A Associação Mineira dos Produtores de Soja, Milho, Sorgo e Outros Grãos Agrícolas foi fundada em 5 de outubro de 2017. Até chegar à essa data, a primeira reunião para discutir a possível criação de uma Aprosoja em Minas Gerais ocorreu no dia 27 de abril, daquele mesmo ano, em Uberlândia, na sede do Sindicato Rural local, e contou com a presença de produtores rurais interessados e de diretores da Aprosoja Brasil – na época, o presidente Marcos da Rosa, o vice–presidente Bartolomeu Pereira e o diretor executivo Fabrício Rosa.
A proposta da reunião partiu do então presidente do Sindicato, Thiago Soares Fonseca, e teve o objetivo de estreitar o contato entre a diretoria nacional da Aprosoja e representantes de sindicatos das regiões do Triângulo Mineiro, Noroeste e Norte de Minas Gerais.
Nesse primeiro encontro, foi realizada uma apresentação sobre os princípios da Aprosoja Brasil e sua organização política e estratégica em defesa da sojicultora no país. Até aquela data, haviam Aprosojas constituídas nos estados de Amapá, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí, Paraná, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Tocantins. Depois dessa reunião em abril, ficou programada uma segunda reunião, em junho, também em Uberlândia, envolvendo produtores mineiros para discutir a organização da Aprosoja Minas, mas essa reunião não chegou a acontecer.
Mas a semente já estava lançada e alguns meses depois, em 20 de setembro do mesmo ano, ocorreu a tão esperada segunda reunião, desta vez no Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba, onde voltou a ser explicada a função das Aprosojas, novamente por meio do presidente da Aprosoja Brasil, Marcos da Rosa e participação dos presidentes das Aprosojas Goiás e São Paulo – essa última, recém-criada, à época. Nessa reunião de Uberaba começaram a despontar os primeiros produtores mineiros interessados na constituição da Aprosoja Minas Gerais. Marcou-se uma próxima reunião em Patos de Minas.
Assim, em 5 de outubro de 2017, ocorreu a reunião em Patos, cuja data ficou estabelecida como a data oficial de criação da Aprosoja Minas Gerais, tendo em vista o caráter da reunião, em formato de assembleia, e após toda preparação prévia nas reuniões anteriores. Essa reunião foi marcada pela apresentação da minuta do Estatuto, com assuntos como quem pode se associar e discussão em torno das formas de arrecadação e divulgação para adesão. Por fim, ficou definido que a próxima reunião aconteceria em 5 de dezembro, em Iraí de Minas.
Em Iraí de Minas foi apresentado a todos os presentes o Estatuto, sanadas as últimas dúvidas com relação a forma de arrecadação e filiação de produtores, e colhidas as assinaturas da Diretoria e dos associados presentes. A documentação de Fundação, Constituição e Eleição e Posse da Aprosoja Minas foi devidamente registrada no Cartório de Pessoas Jurídicas de Capinópolis-MG, já que no Estatuto ficou definido que o cartório competente será o da sede do Presidente e o Presidente pelo primeiro mandato é residente em Capinópolis-MG. Portanto, a Aprosoja Minas foi fundada em 5 de outubro de 2017, após várias reuniões prévias e interesse de associados em lutarem por melhorias aos cultivadores de soja, milho, sorgo e outros grãos agrícolas de Minas Gerais.
Finalmente, em 6 de fevereiro de 2018, aconteceu a solenidade de posse da primeira diretoria da Aprosoja Minas Gerais, tendo como primeiro presidente o produtor e presidente do Sindicato Rural de Capinópolis, Wesley Barbosa de Freitas, pelo mandato de 2018 – 2020.